Tempestade em Dourados: Ventos de 90 km/h e quase 4 mil raios causam estragos
por Talita Rangel | 31/08/2023
Forte temporal atinge Mato Grosso do Sul com impactos devastadores, deixando danos materiais e interrupções elétricas em seu rastro.
Dourados foi surpreendida por uma tempestade intensa durante a noite de quarta-feira (30). A concessionária Energisa relata que o vendaval atingiu velocidades de até 90 km/h e trouxe consigo quase 4 mil raios. A precipitação pluvial atingiu a marca de 10.7 milímetros, resultando em alagamentos nas vias principais, porém, felizmente, as residências não foram inundadas.
Os danos ocasionados pelo temporal já somam 22 residências danificadas, de acordo com informações da Defesa Civil. Algumas casas perderam seus telhados por completo, enquanto outras tiveram paredes derrubadas. As áreas mais afetadas foram as regiões sul, incluindo os residenciais Esplanada, Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Greenville. Na região oeste, o forro de gesso da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Parque Alvorada, cedeu durante a chuva. Felizmente, não há registros de feridos¹.
Carros foram atingidos por árvores caídas, fios elétricos foram danificados e casas tiveram seus telhados comprometidos. As equipes da Defesa Civil permanecem em ação, avaliando os estragos. Um dos focos é a remoção ágil das árvores derrubadas pelo vento, que estão obstruindo vias e avenidas. A prefeitura informa oficialmente sobre a queda de cinco árvores na área central, mas quedas adicionais em bairros ainda estão sendo contabilizadas.
A empresa Energisa destaca que a tempestade severa impactou severamente o sistema elétrico em diversas áreas de Dourados, resultando em danos causados por árvores caídas sobre postes e cabos de distribuição, assim como rompimentos de cabos. No intervalo entre as 17h e 21h, foram registradas aproximadamente 9.8 mil descargas atmosféricas em todo o Mato Grosso do Sul, com quase 4 mil atingindo Dourados diretamente.