Previsão meteorológica prevê intensa onda de calor em Mato Grosso do Sul

da Redação | 17/10/2023

Nos próximos dias, uma extensa massa de ar seco está projetada para se expandir e permanecer estacionada sobre Mato Grosso do Sul, elevando significativamente as temperaturas. A expectativa é que os termômetros registrem valores de 3ºC a 7ºC acima da média para o período, com a nova onda de calor prevista para ocorrer entre esta terça-feira, dia 17, e a próxima semana, até o dia 24.

Essa onda de calor abrangerá áreas centrais do Brasil, inicialmente impactando o sul de Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região do Pantanal, Corumbá e Porto Murtinho, além de cidades no oeste de São Paulo e no Triângulo de Minas, conforme indicado pela previsão do Climatempo.

Para a capital, Campo Grande, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já projeta uma máxima de 39ºC para amanhã. Em Coxim, no norte do estado, os termômetros devem atingir os 40ºC, enquanto Ponta Porã, no sul, experimentará 37ºC. Em Corumbá, a oeste de Mato Grosso do Sul, e em Três Lagoas, no extremo leste, a temperatura pode alcançar os 42ºC.

As previsões meteorológicas sugerem que a máxima pode atingir 43ºC em Mato Grosso do Sul na quarta-feira. Na última onda de calor, em setembro, o estado enfrentou uma situação de emergência térmica, com algumas cidades enfrentando sensações térmicas próximas aos 50ºC.

Compartilhe