Mato Grosso do Sul Será o Único Estado com Vacinação Contra Dengue em Todos os Municípios

da Redação | 25/01/2024

MS divide-se em quatro regiões para imunização escalonada e abrange 100% das cidades, iniciando em fevereiro.

O Ministério da Saúde anunciou hoje que Mato Grosso do Sul será o único estado brasileiro a receber a vacina contra a dengue em todos os seus municípios. A distribuição das doses, que começará em fevereiro, abrangerá 521 cidades em 16 estados, visando áreas com alta transmissão do sorotipo dois da dengue.

O estado foi dividido em quatro regiões de saúde para uma distribuição escalonada das vacinas: Campo Grande (34 municípios), Corumbá (2 municípios), Dourados (32 municípios) e Três Lagoas (9 municípios). A campanha visa crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior incidência de hospitalizações por dengue, e será composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Além de Mato Grosso do Sul, outros 15 estados receberão os imunizantes, totalizando 1,32 milhão de doses no primeiro lote. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do engajamento da população no combate à dengue, ressaltando que 75% dos focos do mosquito estão em residências.

Após a chegada do primeiro lote de 750 mil doses, uma segunda remessa de 570 mil doses está prevista para o próximo mês. Ao todo, o Ministério assegurou cerca de 6,5 milhões de doses em 2024, sendo suficientes para vacinar 3,2 milhões de pessoas neste ano. A distribuição das vacinas seguirá o envio da farmacêutica, totalizando 9 milhões de doses para 2025.

Compartilhe