Operação da Decon e Iagro resulta na prisão de comerciantes por venda de carne de abate clandestino
da Redação | 01/03/2024
Ação ocorre no início do Mês do Consumidor, intensificando a fiscalização em comércios de Jaraguari, MS
Dois comerciantes, de 53 e 60 anos, foram detidos em Jaraguari, município a 47 km de Campo Grande, durante uma operação conjunta da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro). A prisão ocorreu nesta sexta-feira (1°) e está relacionada à comercialização de carne de abate clandestino.
A ação foi desencadeada no início do Mês do Consumidor, período em que a Decon intensifica as fiscalizações em diversos comércios. A operação resultou na apreensão de 137 quilos de carne clandestina em uma casa de carne, além de linguiças artesanais feitas com temperos vencidos. Os animais eram abatidos de maneira irregular no pasto, e muitos produtos apresentavam sinais de contaminação, como presença de pele e terra.
No primeiro estabelecimento fiscalizado, a proprietária admitiu não possuir autorização dos órgãos sanitários para a fabricação e manuseio dos produtos, resultando em sua prisão em flagrante. Já no segundo comércio, um supermercado, foram apreendidos 669,225 kg de carne bovina de origem clandestina, expondo os consumidores ao risco de contaminação. Outros produtos irregulares, como mel, queijo, cigarros do Paraguai, fogos de artifício e bombas classificadas como “D”, também foram confiscados.
Ao todo, a Decon apreendeu 1.080,86 kg de produtos em situação irregular. Os dois comerciantes detidos, de 53 e 60 anos, responderão pelo crime contra o consumidor, enquanto as autoridades continuam a investigar a procedência e a cadeia de distribuição desses produtos clandestinos.