Papa Francisco pede fim da violência no Haiti e libertação de sequestrados
Da Redação 17/03/2024
O Papa Francisco ofereceu neste domingo (17) orações pelo Haiti, onde gangues fortemente armadas tomaram conta de grande parte da capital e grupos de direitos humanos relataram assassinatos generalizados, sequestros e violência sexual.
Francisco disse estar aliviado com a notícia da libertação de um professor e de quatro dos seis membros do Instituto Frères de Sacre Coeur que foram sequestrados em 23 de fevereiro, pedido aos atores políticos e sociais que deixem de lado os interesses pessoais e se comprometam com a busca do bem comum.
O pontífice de 87 anos também rezou pela Ucrânia, Palestina, Sudão do Sul e Síria.
É alarmante ver o grande número de pessoas deslocadas internamente no Haiti devido à crise política e de segurança pública. A renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry pode abrir caminho para a formação de um governo provisório, o que pode ser um passo em direção à estabilidade e à busca por soluções para os desafios enfrentados pelo país.
Entretanto, o principal líder de gangue do Haiti disse que não reconhecerá essa administração e que os haitianos devem escolher seus representantes.