Câmara aprova texto-base do novo Ensino Médio

Da Redação 20/03/2024

Com aprovação do texto-base do novo Ensino Médio pela Câmara é um passo significativo para as reformas na educação brasileira. Essa atualização pode trazer mudanças importantes para a forma como o Ensino Médio é estruturado e ministrado, visando melhorar a qualidade e a relevância do ensino para os estudantes.

A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (20), o texto-base novo Ensino Médio.

Os deputados agora votam os destaques para tentar trechos do projeto.

Após um acordo com o governo, o relator do projeto, deputado Mendonça Filho (União-PE), manteve o aumento da carga horária da formação geral básica para 2.400 horas, somados os três anos do ensino médio, para alunos que não optarem pelo ensino técnico.

A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3.000 horas nos três anos (cinco horas em cada um dos 200 dias letivos anuais).

Para completar a carga total nos três anos, esses alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas, escolhendo um dos seguintes itinerários formativos:

  • linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias; ou
  • ciências humanas e sociais aplicadas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou a votação da proposta e disse que o diálogo garantiu o retorno das 2.400 horas de formação geral básica, a essência do projeto, segundo ele. “Garantimos a formação geral básica boa, retomando a carga horária, e também garantimos o ensino técnico profissionalizante, que é o que queremos avançar no Brasil”, disse.

Ele afirmou que, durante a consulta pública feita pelo Ministério da Educação em 2023, 80% dos estudantes defenderam o ensino técnico profissionalizante integrado com o ensino médio.

Compartilhe