Hospital Universitário solicita doações de leite materno com estoque para apenas três dias
da Redação | 08/05/2024
22 bebês prematuros dependem do alimento para tratamento no Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian)
O Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) está enfrentando uma crise de estoque de leite materno, com apenas três dias de suprimento restantes. A situação é crítica especialmente para os 22 bebês prematuros que dependem desse alimento vital para seu tratamento. De acordo com as informações divulgadas nesta quarta-feira (8), 16 desses bebês encontram-se na UTI e UCNI, 4 estão no Centro Obstétrico e 2 no CTI Pediátrico.
Segundo comunicado oficial, o Humap-UFMS ressalta que o leite humano não é apenas uma fonte de nutrição para esses bebês, mas também parte essencial do tratamento clínico. “O Humap-UFMS está com sobrecarga de internações em uso de Leite Humano que é usado como parte do tratamento clínico do bebê, e não apenas como alimento, por isso faz tanta falta”, informa a nota.
O banco de leite humano do hospital classifica o leite de acordo com suas propriedades e de acordo com a prescrição médica para cada bebê, podendo ser hipercalórico, colostro ou de baixa acidez. Para aqueles que desejam fazer doações, o Humap oferece duas opções: entrar em contato diretamente com o hospital pelos telefones 3345-3027 ou 99633-2510 para agendar a retirada do leite, ou dirigir-se ao Banco de Leite para fazer a extração diretamente no local. Em ambas as opções, as doadoras receberão orientações sobre higiene, procedimentos para extração e armazenamento do leite recolhido, garantindo a segurança e qualidade do produto doado.