Hortas aumentam duas vezes em dois anos e mudam o visual de Campo Grande.
Redação 03/07/2024
A paisagem de Campo Grande tem se transformado rapidamente nos últimos dois anos com a proliferação de hortas urbanas. Desde abril de 2022, o número dessas hortas dobrou, passando de 126 para 263. Destas, 188 têm fins comerciais e 75 são destinadas a projetos sociais.
A iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O projeto visa erradicar a pobreza, garantir alimento seguro e saudável para milhares de famílias e promover a geração de renda por meio de uma produção sustentável.
O Bairro Jardim Centenário, há três meses, exemplifica o impacto positivo do projeto. Seus dois hectares de terra, anteriormente ociosos, agora abrigam 93 canteiros com diversas hortaliças. “Procurei a Sidagro e recebi todo o apoio para começar. Todos os canteiros foram abertos com maquinário da Prefeitura, e também ganhei 500 quilos de adubo e 18 bandejas de mudas”, relata Oliveira. Ele vende seus produtos diretamente aos moradores e restaurantes locais, promovendo o consumo de alimentos fresco
Através do programa Agricultura Forte e Sustentável, a Sidagro proporciona orientação, maquinário agrícola, mudas e adubos aos pequenos produtores, visando aumentar a qualidade e competitividade de suas produções. Em 2023, foram distribuídas mais de 93 mil mudas de hortaliças e verduras, além de 600 toneladas de adubo orgânico, beneficiando diretamente a agricultura familiar.
Essa expansão das hortas urbanas em Campo Grande não apenas altera a paisagem urbana, mas também impulsiona uma economia mais sustentável e resistente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos residentes locais.