Botafogo empata com o Palmeiras e garante vaga na próxima fase da Libertadores.

Redação 21/08/2024

Em São Paulo, no Allianz Parque, na quarta-feira, 21, Palmeiras e Botafogo empataram em 2 a 2 no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O empate confirmou a classificação do Botafogo, que havia vencido o primeiro confronto por 2 a 1.

Precisando reverter o placar, o Palmeiras tentou recriar o cenário de suas “grandes noites”. No entanto, a pressão inicial não se traduziu no apoio da torcida, graças à forte atuação do adversário. Com habilidade, o Glorioso valorizou a posse de bola sempre que a teve. Logo aos 2 minutos, a equipe conseguiu sua primeira investida, avançando rapidamente pelas laterais, mas Gregore finalizou com um chute fraco e sem direção.

A grande chance veio logo em seguida. Após uma boa combinação no meio-campo, Jeferson Savarino ajeitou a bola e arriscou de fora da área, acertando a trave esquerda do goleiro Weverton. Tentando reagir, o Palmeiras conseguiu neutralizar alguns ataques do Botafogo. Apostando em Estêvão pela direita, o time da casa voltou a pressionar, com o jovem talento causando problemas à defesa adversária. Foi pelo lado direito que, aos 24 minutos, Richard Ríos cruzou para Flaco López, que cabeceou em boa posição, mas sem acertar o gol. Aos 38 minutos, Estêvão puxou o ataque novamente e finalizou da entrada da área, forçando John a fazer uma boa defesa.

Na segunda etapa, o Palmeiras manteve a postura agressiva adotada após um início tenso. Logo na primeira jogada, Estêvão encontrou Flaco, que finalizou de primeira, obrigando o goleiro alvinegro a fazer outra grande defesa. No melhor momento do Palmeiras no jogo, o Botafogo aproveitou as oportunidades que surgiram. Aos 11 minutos, Matheus Martins passou para Savarino, que encontrou Igor Jesus livre na área. O atacante não desperdiçou e colocou o Botafogo em vantagem. O Palmeiras, precisando reverter o placar, se lançou ao ataque, mas foi surpreendido novamente. Em uma rápida troca de passes, Matheus Martins encontrou Savarino, que avançou e chutou forte para marcar o segundo gol do Botafogo aos 19 minutos.

O Palmeiras, dominante na posse de bola, conseguiu diminuir a diferença aos 41 minutos, quando Gabriel Menino cruzou para Flaco López, que cabeceou firme para o gol. Pouco depois, Aníbal Moreno ajeitou para Rony, que empatou a partida. A torcida no Allianz Parque explodiu de alegria quando Gustavo Gómez marcou o que seria o gol da virada, levando o jogo para os pênaltis, mas o gol foi anulado pela arbitragem. No último lance, Gabriel Menino ainda cobrou uma falta no travessão, mas o placar final ficou em 2 a 2.

Com esse resultado, o Botafogo garantiu a classificação. Agora, o time espera o vencedor do confronto entre São Paulo e Nacional do Uruguai, que se enfrentam na quinta-feira, 22.

Compartilhe