Receita Federal disponibiliza consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda
da Redação | 22/08/2024
A Receita Federal inicia nesta sexta-feira (23) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda, com início às 9h (horário de Mato Grosso do Sul). Este lote incluirá também os ressarcimentos residuais de exercícios anteriores. Os depósitos serão realizados ao longo do dia 30 de agosto, totalizando mais de R$ 6,8 bilhões em restituições.
Para Mato Grosso do Sul, estão previstas 82.367 restituições, somando R$ 104,7 milhões. Nacionalmente, o lote abrangerá 106.904 restituições para idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, e aqueles com deficiência física ou mental ou moléstia grave. Adicionalmente, 27.372 restituições serão destinadas a professores, e 261.019 para contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via PIX. O público não prioritário receberá 4.904.908 restituições.
Como Consultar Sua Restituição
Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), selecionar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo da Receita Federal, que fornece informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.
Orientações para o Recebimento e Reagendamento
A restituição é depositada exclusivamente na conta bancária informada pelo contribuinte. Caso haja erros nos dados bancários ou problemas com a conta destino, o pagamento não será efetuado. Se ocorrer algum impedimento, o contribuinte pode reagendar o depósito através do Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones da Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Para reagendar, o contribuinte deve fornecer o valor da restituição e o número da declaração. Se a restituição não for resgatada dentro de um ano, é possível solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o site da Receita Federal, indo ao menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.