Mesa Diretora da ALEMS é reeleita por unanimidade para o biênio 2025-2026

da Redação | 13/11/2024

 Gerson Claro permanece na presidência e demais membros da Mesa são mantidos nos cargos para o próximo período de gestão

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi reeleita por unanimidade nesta quarta-feira (13) para o biênio 2025-2026. A atual composição, liderada pelo deputado Gerson Claro (PP) na presidência, foi reconduzida, e os demais membros da chapa Democracia Viva também tiveram seus cargos confirmados.

O deputado Paulo Corrêa (PSDB) continua como 1º secretário, enquanto o deputado Pedro Kemp (PT) foi mantido como 2º secretário. A chapa ainda conta com Renato Câmara (MDB) como 1º vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) na 2ª vice-presidência, Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente e Lucas de Lima (sem partido) no cargo de 3º secretário.

A eleição foi realizada com a sessão dedicada exclusivamente à votação, que ocorreu de forma nominal e aberta. Durante a deliberação, os deputados parabenizaram o trabalho da Mesa Diretora reeleita. O presidente Gerson Claro expressou seu compromisso com a responsabilidade e o trabalho em prol da população sul-mato-grossense. “É um sentimento de responsabilidade renovada, de fazer tudo o que estiver ao alcance da administração para atender às expectativas dos cidadãos”, afirmou.

A posse da nova Mesa Diretora está marcada para o dia 3 de fevereiro de 2025, às 9h, na Sala da Presidência da ALEMS.

Atribuições dos Cargos

De acordo com o Regimento Interno da ALEMS, o presidente é o representante da Assembleia e o responsável pela condução dos trabalhos e pela fiscalização da ordem. O primeiro vice-presidente substitui o presidente em suas ausências, e o segundo vice-presidente substitui o primeiro, com o terceiro vice-presidente assumindo a função na ausência dos dois primeiros.

A 1ª Secretaria é responsável pela parte administrativa, incluindo a autorização de despesas e pagamentos, a organização da folha de pagamento dos deputados e o controle de presença. Já a 2ª Secretaria tem a função de ler e fiscalizar as atas das sessões, registrar as votações nominais e auxiliar a 1ª Secretaria na correspondência oficial da Assembleia.

Compartilhe