A OAB/MS criou um canal de denúncias para combater a prática de falsos advogados no estado
Redação 21/03/2025
A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) criou um canal específico para que a população possa denunciar falsos advogados que tentam aplicar golpes no estado. Os golpistas, geralmente, se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas que buscam assistência jurídica, entrando em contato através de mensagens no WhatsApp e solicitando adiantamentos financeiros para serviços como o recebimento de alvarás, pagamento de guias ou liberação de indenizações.
O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, alertou a população para que, ao se deparar com esse tipo de situação, envie um breve relato e prints das mensagens recebidas, anexando ao pedido de denúncia. O órgão se compromete a tomar todas as medidas cabíveis para coibir essas práticas fraudulentas.
A OAB/MS reforça que qualquer pessoa que se apresentar como advogado sem a devida inscrição ou autorização está cometendo crime, sendo sujeita a punições previstas pela legislação. A criação desse canal visa proteger os cidadãos e garantir que apenas advogados devidamente registrados possam atuar legalmente em Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira (21), ocorreu uma reunião do Colégio de Presidentes da OAB/MS para discutir medidas e ações visando combater os golpes aplicados por falsos advogados, que têm crescido não apenas em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil. O encontro focou em estratégias para identificar e coibir essas práticas fraudulentas, além de debater formas de orientar a população sobre como se proteger desses criminosos.
A OAB/MS tem reforçado seus esforços para combater essa fraude, que afeta principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade, que buscam por assistência jurídica e acabam sendo enganadas por golpistas. Durante a reunião, também foi discutida a intensificação das denúncias, a educação jurídica da população e a colaboração com outras entidades para garantir mais segurança à sociedade.
A Ordem se comprometeu a monitorar e reforçar as investigações sobre os falsos advogados e a disponibilizar canais seguros de denúncia, como o já mencionado para denúncias via WhatsApp. Além disso, a reunião também tratou de outras ações de conscientização para proteger a população e reforçar a credibilidade e a atuação dos advogados devidamente registrados.
A OAB/MS orienta que qualquer situação de suspeita seja imediatamente reportada por meio do canal de denúncias disponível no site da instituição, disponível clicando aqui.