A partir de 24 de março até 31 de março, o Mutirão de renegociação e Orientação Financeira, promovido pela Febraban e com o apoio do Banco Central

Redação 22/03/2025


O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma excelente oportunidade para quem está com dívidas bancárias em atraso e busca soluções para regularizar a situação. Até o dia 31 de março, consumidores podem renegociar suas pendências diretamente com os bancos participantes, muitas vezes com condições facilitadas, como descontos, prazos mais longos ou taxas de juros menores.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) promove esse evento para apoiar consumidores na busca de alternativas para sair do vermelho, com o auxílio de orientações financeiras. Durante o mutirão, é possível ter acesso a diversas formas de negociação, além de obter conselhos sobre como organizar as finanças e evitar novos endividamentos.

A ação Mutirão de Negociação e Orientação Financeira tem se consolidado como uma excelente oportunidade para consumidores que buscam regularizar suas dívidas e evitar o endividamento excessivo. Desde 2022, com a colaboração do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor e de mais de 160 instituições financeiras, o evento oferece uma forma facilitada para renegociar dívidas com condições especiais.

O que pode ser renegociado?

Dívidas de cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito podem ser renegociadas, desde que não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.

Condições especiais oferecidas pelos bancos:

• Parcelamentos flexíveis

• Descontos significativos

• Redução de juros

Essas condições variam de acordo com a política de cada instituição financeira. A Serasa, como uma das parceiras, organiza o Feirão Serasa Limpa Nome, que facilita a renegociação de dívidas não bancárias, como as contraídas em empresas de varejo e telecomunicações.

Além disso, em diversas localidades, os Procons oferecem atendimento presencial para apoiar consumidores que enfrentam dificuldades nas negociações online ou estão superendividados. Isso ajuda a garantir que todos, independentemente do nível de acesso à tecnologia, possam se beneficiar das condições oferecidas no mutirão.

Se você ou alguém que você conhece está com dificuldades financeiras, vale a pena aproveitar essa oportunidade para regularizar a situação e, quem sabe, recomeçar com as finanças mais equilibradas.

Para participar, o consumidor precisa acessar o Registrato para verificar suas pendências financeiras e, então, buscar condições de renegociação com as instituições financeiras. Além disso, quem tem conta Prata ou Ouro pode usar o Consumidor.gov.br para facilitar a negociação.

O mutirão não é recomendado para quem se encontra em situação de superendividamento, sendo indicado que essas pessoas busquem apoio nos Procons. Para quem deseja mais informações sobre como participar do mutirão e também sobre educação financeira, a Febraban oferece um espaço no portal Meu Bolso em Dia.

Compartilhe