Campo Grande abre novos leitos e reforça atendimento diante o agravamento do surto de síndromes respiratórias

Redação 06/05/2025

Diante do agravamento do surto de síndromes respiratórias e da superlotação nas UPAs, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), anunciou a abertura de 62 novos leitos para adultos em três hospitais da capital:

  • Hospital do Câncer Alfredo Abrão: 20 leitos
  • Hospital São Julião: 12 leitos
  • Hospital Adventista do Pênfigo: 30 leitos

A ativação dos leitos aguarda resposta formal do Governo do Estado, via ofício. Atualmente, 260 pacientes aguardam vaga para internação na rede pública, incluindo adultos e crianças.

Atendimento pediátrico reforçado

As UPAs Almeida e Coronel Antonino estão com atendimento pediátrico 24 horas. Segundo a secretária Rosana Leite, o Pronto Atendimento Infantil funciona quase como um hospital, com suporte de fisioterapia para auxiliar na recuperação das crianças.

Para os adultos, a Prefeitura também negocia a abertura de mais 30 leitos em unidades particulares da capital, na tentativa de ampliar a capacidade da rede.

Situação de Emergência

Em 30 de abril de 2024, foi decretada situação de emergência na saúde, em razão da falta de leitos pediátricos. A crise se agrava com o avanço dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que já resultaram em 1.940 hospitalizações e 27 mortes no Estado neste ano, conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Durante reunião com autoridades da saúde, foi informado que os hospitais privados não têm mais capacidade de ampliar leitos para atender a alta demanda do SUS, especialmente em UTIs pediátricas.

Vacinação antecipada

Como medida de contenção, a vacinação contra a gripe foi antecipada e liberada para toda a população, como forma de reduzir os casos graves e evitar o colapso do sistema de saúde.

Siga o @portaldenotíciasms no Instagram 

Compartilhe