Cardeal cotado para ser o novo papa tem título de cidadão sul-mato-grossense
Redação 07/05/2025
Entre os cardeais que participam do conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica, um deles tem uma ligação especial com Mato Grosso do Sul. Trata-se do espanhol Ángel Fernández Artime, de 64 anos, que já recebeu o título de cidadão sul-mato-grossense em reconhecimento à sua contribuição à educação e evangelização no Estado.
Atual Reitor-Mor da Congregação Salesiana e 10º sucessor de Dom Bosco, Artime é um dos nomes apontados como possíveis candidatos ao papado. Em março de 2024, ele visitou Mato Grosso do Sul para participar das comemorações dos 130 anos da Missão Salesiana no território mato-grossense e sul-mato-grossense.
Durante sua visita, o cardeal participou de celebrações religiosas, encontrou-se com jovens e autoridades locais e destacou a importância do trabalho educacional e social desenvolvido pelas instituições salesianas na região. Como forma de reconhecimento por sua atuação e pela influência da congregação na formação de milhares de jovens, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul concedeu-lhe o título de cidadão sul-mato-grossense.
O padre Ricardo Carlos, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, destacou a receptividade e a emoção dos encontros promovidos durante a passagem do cardeal pelo Estado. “Foi um momento de fortalecimento da fé e de reconhecimento da história salesiana em nosso solo”, afirmou.
O conclave teve início nesta quarta-feira (7), e poderá durar vários dias até que se chegue ao nome do novo papa, que precisa obter ao menos dois terços dos votos dos cardeais eleitores. Caso eleito, Artime será o primeiro papa salesiano da história.