Ministério da Saúde Receberá Primeiro Lote de Vacinas contra Dengue para Municípios de MS
da Redação | 22/01/2024
Doses doadas pelo laboratório japonês Takeda chegam ao Brasil; Campo Grande e Três Lagoas provavelmente serão contempladas.
O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote de 750 mil doses da vacina contra a dengue, doadas pelo laboratório japonês Takeda. A chegada das doses ao Brasil ocorreu neste sábado (20), e agora passarão por um rigoroso controle de qualidade antes de serem distribuídas para todo o país. O governo federal comprou 5,2 milhões de doses, sendo que o primeiro lote, de 570 mil doses, está previsto para chegar em fevereiro.
A campanha de vacinação contra a dengue tem como público-alvo inicial os adolescentes de 10 a 14 anos que residem em cidades com mais de 100 mil habitantes e alto histórico de transmissão nos últimos dez anos. Em Mato Grosso do Sul, essa medida possivelmente abrangerá apenas Campo Grande e Três Lagoas, visto que Dourados foi selecionada para uma pesquisa de monitoramento técnico em parceria com a UFMS e o laboratório Takeda.
Embora inicialmente o Ministério da Saúde tivesse indicado a vacinação de crianças e jovens de 6 a 14 anos, a pasta ajustou o foco da primeira remessa para os jovens de 10 a 14 anos, seguindo recomendação da OMS e considerando o grupo com maior incidência de hospitalizações. A previsão é vacinar aproximadamente 2,75 milhões de pessoas em 2024, com duas doses para cada paciente, administradas com um intervalo de três meses entre elas. Apesar do alerta epidemiológico, Mato Grosso do Sul registra queda significativa nos casos de dengue nas primeiras semanas de janeiro, apresentando um cenário positivo em relação ao ano anterior.