O INSS emitiu um alerta para os segurados sobre o prazo para saque de benefícios
Redação 28/03/2025
Se o segurado não realizar o saque dentro desse período, o benefício poderá ser cancelado e o valor não retirado será devolvido ao Tesouro Nacional.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta nesta sexta-feira (28), lembrando os segurados sobre o prazo para o saque dos benefícios. Caso os valores não sejam retirados dentro do período estipulado, eles serão devolvidos pelo banco ao órgão federal.
Os segurados têm 180 dias (seis meses) para retirar os valores de benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. Após esse período, se o saque não for realizado, o benefício será cancelado e o valor não retirado será revertido ao Tesouro Nacional.
Portanto, é essencial que os beneficiários fiquem atentos a esse prazo e realizem o saque dentro do período estipulado para garantir o recebimento do benefício. O site Meu INSS ou os caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal são os canais indicados para acessar e retirar os valores.
O INSS alertou os segurados que, caso os benefícios não sejam sacados até 60 dias após a data marcada para o pagamento, os valores serão devolvidos pelo banco ao INSS. Essa medida é adotada pelo órgão para evitar fraudes e o pagamento indevido, como o saque de benefícios de segurados falecidos por terceiros.
Para recuperar o benefício, o segurado deve solicitar o serviço “Pagamento de benefício não recebido” no site ou aplicativo Meu INSS. Basta realizar o login com o CPF e senha e seguir as instruções na plataforma. Outra alternativa é entrar em contato com a central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), com ligações gratuitas para telefones fixos e celulares.
Após a devolução dos valores, o pagamento fica suspenso até que o beneficiário regularize a situação e efetue o pedido para o pagamento correto.