Papa Leão XIV inicia pontificado com primeiros compromissos oficiais; é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja
Redação 09/05/2025
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8/5) os primeiros compromissos do papa Leão XIV, eleito recentemente como o 267º pontífice da Igreja Católica e o primeiro papa nascido nos Estados Unidos. O novo papa foi apresentado oficialmente ao público na janela central da Basílica de São Pedro, onde acenou aos fiéis e discursou em italiano, com algumas palavras em espanhol.
Nesta sexta-feira (9/5), às 11h (6h no horário de Brasília), ele celebrará uma missa com os cardeais na Capela Sistina, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Vaticano. Já no domingo (11/5), às 12h (7h no Brasil), o papa recitará a oração Regina Coeli, também da Sacada Central da Basílica de São Pedro. Na segunda-feira (12/5), às 10h (5h no Brasil), Leão XIV se reunirá com jornalistas credenciados que acompanharam o conclave e os primeiros dias de seu pontificado.
Quem é Leão XIV
Nascido Robert Francis Prevost, em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA), Leão XIV tem 69 anos e é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e Mildred Martínez, de origem espanhola. Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago.
Foi ordenado sacerdote em 1982 e mais tarde estudou direito canônico em Roma. Em 2014, foi nomeado administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo e, em 2023, tornou-se cardeal por indicação do papa Francisco.