Advogado suspeito de fraudes no INSS é preso em Dourados e transferido ao RS em avião da Polícia Civil
Redação 15/05/2025
Um advogado de 49 anos, apontado como um dos articuladores de um esquema de fraudes contra o INSS no Rio Grande do Sul, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (15) em Dourados, município localizado a 225 km de Campo Grande. O suspeito já foi transferido para o RS em uma aeronave da Polícia Civil gaúcha.
A abordagem ocorreu no km 267 da BR-163, no prolongamento da Avenida Marcelino Pires. Segundo a PRF, o advogado alegou estar vindo do Mato Grosso acompanhado de um amigo, mas a polícia suspeita que ele tentava chegar a Ponta Porã para fugir ao Paraguai.
A operação contou com escolta da PRF e da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul até o aeroporto de Dourados. A transferência ao Rio Grande do Sul foi feita por uma aeronave com piloto, delegado e dois agentes.
De acordo com as investigações, o advogado — que teve sua atividade suspensa pela OAB — está envolvido no que a polícia classificou como “advocacia predatória”. Ele é acusado de enganar clientes, se apropriar de valores de ações judiciais e até de assinar procurações em nome de pessoas já falecidas.
O caso segue sob investigação pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que apura a dimensão do esquema e a possível participação de outros envolvidos.