Ampliação da Vacinação Contra Dengue em Campo Grande Aguarda Novas Doses para a Próxima Semana
da Redação | 26/02/2024
Sesau espera remessa do Ministério da Saúde para iniciar imunização de adolescentes de 12 a 14 anos
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande enfrenta limitações de doses, aguardando a liberação de mais vacinas pelo Ministério da Saúde. Segundo nota enviada, a Sesau planeja agilizar a remessa ao longo da semana, visando imunizar adolescentes de 12 a 14 anos a partir da próxima segunda-feira (4).
Na manhã desta segunda-feira (26), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou, por meio do Diário Oficial do Estado, a imunização de adolescentes de 12, 13 e 14 anos em todo o estado, ampliando a faixa etária que anteriormente contemplava apenas crianças de 10 e 11 anos. A Sesau esclareceu que seguirá o cronograma estabelecido, mantendo, inicialmente, o público já determinado, com ações programadas ao longo da semana para expandir a cobertura.
Em relação ao último lote recebido, que contemplava pouco mais de 24,6 mil doses, a Sesau destacou que foram destinadas para cerca de 28 mil crianças entre 10 e 11 anos, totalizando 78 mil pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos no município. Até o momento, mais de 3 mil crianças nessa faixa etária já foram imunizadas. A Sesau está avaliando a possibilidade de ampliação do público, considerando as orientações do Ministério da Saúde e a expectativa de novas doses.
A nível nacional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Qdenga, imunizante disponível no SUS contra a dengue, em março de 2023. Devido à quantidade limitada de doses fornecidas pela fabricante Takeda, o Ministério da Saúde prioriza a imunização da faixa etária de 10 a 14 anos, buscando abranger, de forma prioritária, essa parcela da população diante das limitações de disponibilidade de vacinas.