Baixa adesão à vacina contra a dengue em Campo Grande e MS: apenas 13,5% e 17,1% dos jovens imunizados, respectivamente

da Redação | 21/03/2024

Apenas 8,2 mil crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, foram vacinados contra a dengue em Campo Grande até esta quinta-feira (21), conforme divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Essa taxa corresponde a apenas 13,5% da população nessa faixa etária na Capital, ficando abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que almeja imunizar cerca de 90% desse público-alvo.

Apesar da disponibilidade gratuita da vacina pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde de Campo Grande, a adesão tem sido abaixo do esperado. Anteriormente direcionada apenas a crianças de 10 e 11 anos, uma resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde) ampliou a faixa etária até os 14 anos, mantendo a vacinação nas unidades de saúde da Capital.

Os números do Painel de Vacinação do Ministério da Saúde mostram uma baixa imunização em geral. Mesmo disponível em clínicas particulares desde o ano passado, apenas 0,97% da população de Campo Grande recebeu a vacina QDenga, que também é aplicada em outras faixas etárias, com preços que podem chegar até R$ 600 por dose, indicando uma necessidade de aumento na conscientização e acesso à vacinação.

A baixa adesão à vacinação contra a dengue também se estende para todo o estado de Mato Grosso do Sul, onde apenas 17,1% dos jovens entre 10 e 14 anos foram imunizados, totalizando 34 mil crianças e adolescentes vacinados. A fim de ampliar a cobertura vacinal, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) lançou ação especial “Aluno Imunizado”, buscando atingir alunos de zero a 15 anos matriculados na rede pública de ensino em todos os municípios, com vacinação ocorrendo dentro das próprias instituições durante esta semana.

Compartilhe