MS Realiza Dia D de Vacinação Contra Poliomielite Neste Sábado

da Redação | 07/06/2024

Mutirão de imunização espera vacinar 95% das 245.726 crianças do estado

Neste sábado (8), os 79 municípios de Mato Grosso do Sul participarão do Dia D de imunização contra a poliomielite. A ação, que integra o calendário da campanha nacional em vigor até o dia 14 de junho, tem como meta vacinar 95% das 245.726 crianças estimadas no público-alvo do estado.

Mutirão em Campo Grande

Em Campo Grande, o mutirão de vacinação ocorrerá em nove locais diferentes. As Unidades de Saúde Familiar (USFs) participantes são Noroeste, Caiçara, Silva Regina, Moreninha, Parque do Sol, 26 de Agosto e Vila Cox. O atendimento será das 7h às 17h.

Além disso, haverá pontos itinerantes de vacinação no Shopping Norte Sul Plaza e no Bosque dos Ipês. Esses locais estarão disponíveis no sábado (8) e domingo (9), das 10h às 18h e das 10h às 17h, respectivamente. No interior do estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta que a população procure a unidade básica de saúde de sua cidade para a imunização.

Campanha e Histórico de Vacinação

Desde o início da campanha, em 27 de maio, Mato Grosso do Sul já aplicou 41.255 doses em crianças menores de 1 ano e 32.811 doses em crianças de 1 a 4 anos, conforme dados do Painel DEMAS do Ministério da Saúde. Na campanha nacional de 2022, o estado alcançou 73,95% da meta de vacinação, segundo o Painel de Monitoramento das Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, teve seu último caso registrado no Brasil em 1989, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do vírus. Causada por um vírus que vive no intestino, a doença pode infectar adultos e crianças, sendo transmitida pelo contato direto com fezes ou secreções do corpo.

A poliomielite pode causar paralisia, especialmente nos membros inferiores, e, em casos mais graves, afetar outras funções musculares, como a fala e a deglutição. A vacinação é essencial para manter o vírus erradicado e proteger as futuras gerações da doença.

Compartilhe