O governo de Mato Grosso do Sul irá expandir o programa de escolas em tempo integral, beneficiando estudantes do 6º ao 9º ano com mais horas de ensino e atividades complementares.

Redação 17/08/2024

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou que, em 2025, ampliará o número de escolas que oferecem ensino em tempo integral para alunos do 6º ao 9º ano na Rede Estadual de Ensino. A informação foi confirmada pelo secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher.

Essa decisão surge após a divulgação dos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mostraram que o estado alcançou 4,8 pontos nos anos finais do ensino fundamental, ficando abaixo das metas projetadas. “O Ensino Médio atingiu o patamar esperado, agora vamos focar nas áreas com pior desempenho. A ampliação das escolas de ensino fundamental, anos finais, foi acordada com o governador e já será válida para as matrículas de 2025”, explicou o secretário.

De acordo com o secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Queiroz Daher, a proposta não é transformar todas as escolas da rede estadual em instituições de tempo integral, visando respeitar as diferentes necessidades das famílias. “No ensino médio, algumas escolas já oferecem tempo integral, mas muitos alunos precisam conciliar os estudos com o trabalho. Se tornássemos todas as escolas integrais, tiraríamos essa flexibilidade dos estudantes”, explicou.

Por outro lado, no ensino fundamental, a estratégia já em curso é aumentar o número de escolas integrais para alunos do 6º ao 9º ano. Além disso, está nos planos futuros implementar o tempo integral para todas as turmas do 1º ao 5º ano. “Nosso projeto é alcançar 100% de ensino integral nos primeiros anos do fundamental. Nossos dados internos mostram que os índices de evasão, reprovação e abandono são consistentemente mais baixos nas escolas de tempo integral em comparação às parciais. Isso nos dá confiança de que o modelo integral contribui para a melhoria dos resultados educacionais”, afirmou o secretário.

Compartilhe