Infogripe aponta crescimento de casos de doenças respiratórias ligadas à Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Redação 12/09/2024

O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado nesta quinta-feira (12), aponta um aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 em Mato Grosso do Sul. De modo geral, o boletim destaca a expansão da Covid-19 para novas áreas do país, conforme já alertado na semana anterior.

Anteriormente, a maior parte dos casos estava concentrada em estados como Goiás e São Paulo, mas agora a doença também avança para o Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Além disso, o estudo identificou a continuidade do crescimento de casos de SRAG provocados por rinovírus em diversas regiões, especialmente no Nordeste, Centro-Sul e no estado do Amapá.

A atualização do boletim corresponde à Semana Epidemiológica (SE) 36, que abrange o período de 1 a 7 de setembro, utilizando como referência os dados registrados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

O Programa de Computação Científica da Fiocruz, alerta que a alta movimentação de pessoas entre São Paulo e outras regiões pode contribuir para a propagação da Covid-19. Ela aponta que o aumento de casos de SRAG por Covid-19 em São Paulo pode, nas próximas semanas, acelerar a disseminação do Sars-CoV-2 em outros estados. Portella enfatiza a necessidade de que todos os grupos de risco — incluindo idosos, crianças e pessoas com comorbidades — estejam em dia com a vacinação contra a Covid-19 para enfrentar esse cenário.

 

Compartilhe