TCE-MS fiscaliza escolas de Dourados para avaliar infraestrutura e beneficiar mais de 9 mil estudantes

Redação 26/06/2026
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realiza, desde a última segunda-feira (22), uma ampla fiscalização em escolas da região da Grande Dourados com o objetivo de avaliar as condições da infraestrutura das unidades de ensino e contribuir para a melhoria da educação pública.
✅Siga no Instagram @portaldenoticiasms
A ação faz parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2026 e segue até esta sexta-feira (26), abrangendo 26 escolas selecionadas por amostragem entre as 85 existentes no município. São 16 unidades urbanas, quatro escolas indígenas e seis rurais, contemplando diferentes realidades da rede pública.
Ao todo, cerca de 9.272 estudantes devem ser beneficiados pela iniciativa. Desse total, 897 são atendidos em Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), 1.386 em escolas indígenas, 1.617 na zona rural e 5.372 em unidades urbanas.
Durante as visitas, os auditores analisam 77 itens relacionados à estrutura física das escolas, incluindo salas de aula, refeitórios, pátios, acessibilidade, saídas de emergência, documentação do Corpo de Bombeiros, caixas d’água, bebedouros e o estado de conservação dos prédios.
Segundo a supervisora da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-MS, Fernanda Moro, após a conclusão dos trabalhos será elaborado um relatório técnico, que será encaminhado ao secretário municipal de Educação e ao prefeito. O município terá prazo para apresentar esclarecimentos ou um plano de ação com as medidas necessárias para corrigir as irregularidades identificadas.
Responsável pela jurisdição dos municípios fiscalizados, o conselheiro Waldir Neves destacou que as inspeções presenciais permitem um diagnóstico mais preciso da realidade das escolas e fortalecem o acompanhamento da qualidade dos serviços públicos.
“O nosso grande desafio é aprimorar cada vez mais as entregas à sociedade. As visitas in loco e o trabalho técnico dos auditores permitem acompanhar a evolução dos indicadores e verificar se os resultados atendem às necessidades da população”, afirmou.
A diretora da unidade escolar fiscalizada, Creuza Ribeiro Nascimento, avaliou a iniciativa como uma oportunidade de aperfeiçoar a gestão. Segundo ela, embora a fiscalização gere expectativa, o trabalho contribui para identificar melhorias que beneficiam alunos, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.
A auditoria tem como principal objetivo produzir diagnósticos técnicos que auxiliem os gestores públicos na correção de problemas estruturais e na adoção de medidas capazes de melhorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.


