Lula lança sistema nacional para localizar e recuperar celulares roubados


Redação 23/06/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (23) uma nova estratégia nacional para combater o roubo e o furto de celulares. A medida prevê a criação de um banco de dados integrado que reunirá informações sobre aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio em todo o país.

✅Siga no Instagram @portaldenoticiasms

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, aproximadamente 3,1 milhões de celulares desviados entre 2020 e 2026 já poderão ser incluídos na plataforma. O sistema utilizará o número IMEI dos aparelhos para cruzar informações de boletins de ocorrência, operadoras de telefonia e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A nova política permitirá identificar aparelhos com restrição e notificar os atuais portadores para que realizem a devolução voluntária. Em uma fase posterior, o governo pretende ampliar o bloqueio desses dispositivos, tornando-os inutilizáveis e reduzindo o interesse do mercado ilegal.

O lançamento ocorreu na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o governo federal, a iniciativa busca dificultar a circulação de celulares sem procedência e aumentar as chances de recuperação dos aparelhos pelas vítimas.

As regras para devolução e restituição dos celulares ainda serão detalhadas pelo Ministério da Justiça nos próximos meses.

Compartilhe