TJMS e Governo de MS lançam projeto para combater violência contra a mulher nas escolas


Redação 23/06/2026

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e o Governo do Estado oficializaram, nesta segunda-feira (22), uma parceria para desenvolver o projeto Papo de Respeito, iniciativa voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher entre estudantes da rede estadual de ensino.

✅Siga no Instagram @portaldenoticiasms

O acordo de cooperação foi assinado pelo presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, pela coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Sandra Artioli, e pelos secretários estaduais da Educação, Hélio Queiroz Daher, e da Cidadania, José Francisco Sarmento Nogueira.

Criado pela Coordenadoria Estadual da Mulher e pela Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça, em parceria com as secretarias estaduais, o projeto-piloto reúne cerca de 150 alunos do primeiro ano do ensino médio de nove escolas estaduais. A proposta é promover o debate sobre o respeito às mulheres por meio da comunicação e da produção de conteúdos educativos.

As atividades começaram com a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos. Na sequência, os estudantes foram divididos em grupos para criar campanhas publicitárias em formatos como vídeos para redes sociais, carrosséis digitais, outdoors e busdoors.

Ao término do projeto, cada escola poderá inscrever um trabalho por categoria. As produções vencedoras serão premiadas e passarão a integrar campanhas institucionais de conscientização promovidas pelo TJMS.

Segundo o presidente do Tribunal, a união entre diferentes instituições fortalece a iniciativa e amplia seu alcance. Ele destacou que o projeto tem potencial para se tornar referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher.

Para a desembargadora Sandra Artioli, a adolescência é uma fase fundamental para a construção de valores e comportamentos, tornando a escola um ambiente estratégico para promover a cultura do respeito e prevenir práticas violentas.

Já o secretário de Educação, Hélio Daher, ressaltou que o tema será trabalhado de forma integrada ao processo de aprendizagem dos alunos, permitindo que a reflexão ultrapasse ações pontuais e faça parte do cotidiano escolar.

O secretário da Cidadania, José Francisco Sarmento Nogueira, reforçou que o combate à violência contra a mulher exige mobilização permanente de toda a sociedade e a atuação conjunta de diferentes instituições para gerar mudanças efetivas.

Compartilhe